segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Você sabia que a Terra está ficando cada vez mais leve?

Apesar das 40.000 toneladas que a Terra recebe de poeira espacial a cada ano, no mesmo período a massa do Planeta está ficando cerca de 50.000 toneladas menor. O número é alto, mas a porcentagem é insignificante e corresponde a cerca de 0,000000000000001% de toda a massa da Terra. A principal causa da perda é a liberação de 95.000 toneladas de hidrogênio e 1.600 toneladas de gás hélio do Planeta todo ano. A constatação foi feita pelos físicos Chris Smith e Dave Ansel, da Universidade de Cambridge, nos Estados Unidos.



Outro fator que contribui para a diminuição da massa é a perda de energia do núcleo da Terra que funciona como um reator nuclear gigante que queima combustível. Menos energia significa menos massa, que gera uma perda de 16 toneladas por ano. Não muito.

Além da poeira espacial composta por restos da formação do sistema solar, que são atraídas pela gravidade e acrescentam à massa do nosso Planeta as 40.000 toneladas citadas acima, a Nasa diz que a Terra ganha cerca de 160 toneladas de matéria por ano por causa do aumento da temperatura global. O aumento na temperatura é caracterizado como ganho de energia e eles dizem que “se estamos adicionando energia ao sistema, a massa deve aumentar”.

O que não causa efeito algum na massa da Terra é o número de pessoas e construções. Humanos e materiais usados em construções são matérias que já existem no Planeta e que são apenas transformadas.

Fonte: Gizmodo

Nenhum comentário:

Postar um comentário