Enquanto a Europa lembra o 65° aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial, a Alemanha inaugura um museu em Berlim dedicado aos crimes nazistas, próximo ao monumento construído em homenagem aos judeus europeus assassinados, inaugurado há cinco anos.
O Museu pretende mostrar aos visitantes o “terror” vivido na época. O museu Topografia do Terror está localizado na área onde existia o quartel-general da polícia secreta nazista, do Gestapo e das SS. Naquele sítio estiveram presas perto de 15 mil pessoas, entre 1933 e 1945. “Queremos que a História seja visível”, afirmou o diretor do museu. “A ‘Topografia do Terror’ não é um memorial, mas um lugar onde podemos aprender, um lugar associado aos culpados”, completou.
Construído sobre os antigos sótãos da Gestapo – único vestígio dos edifícios originais -, o museu de dois andares, em vidro e aço, dá a impressão de estar a flutuar sobre o chão. Nas paredes há fotos de líderes nazistas, de pessoas presas pela Gestapo, assim como execuções, e placas que tentam explicar os esforços feitos no pós-guerra para punir os culpados.
O lugar está entre as dez principais atrações turísticas de Berlim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário