sexta-feira, 23 de março de 2012

Navegue pela Bacia Amazônica através do Google Street View


Depois de 'viajar' pelas cavernas e fundo do mar, o Google Street View leva você para desfrutar das belas paisagens da região do Rio Negro, na Amazônia. O projeto é uma parceria realizada entre o Google e a Fundação Amazonas Sustentável (FAS), e a coleta de imagens foi autorizada individualmente por cada morador das localidades onde as equipes passaram e pelo Centro Estadual de Unidades de Conservação (CEUC), vinculado à Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (SDS) parceiro do projeto e responsável pela gestão da reserva.

Tributary of the Rio Negro - View Larger Map



“A exuberância desses locais, vista pela internet, pode chamar a atenção e despertar o interesse, principalmente dos brasileiros, para os desafios da conservação ambiental, o modo de vida das comunidades ribeirinhas e uma oportunidade interessante de turismo, o turismo de base comunitária, em que as pessoas podem vivenciar a realidade local da Amazônia. Realizamos esse tipo de projeto na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Rio Negro e percebemos como as pessoas saem surpresas. O brasileiro precisa conhecer mais a Amazônia”, afirma Virgílio Viana, superintendente geral da FAS.

Amazon Rainforest - View Larger Map

Diversas áreas da Bacia Amazônica são protegidas por lei, através do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), e possuem acesso restrito. É o caso da RDS Rio Negro, onde foram feitas as imagens, uma das 15 Unidades de Conservação do Estado do Amazonas onde a FAS está presente. As imagens, que compreendem a geografia do Rio Negro, alguns dos seus afluentes, partes das trilhas das florestas e das comunidades ribeirinhas locais, poderão ser acessadas no Google Maps Street View por pessoas de qualquer lugar do mundo que, além disso, terão a oportunidade de conhecer, por meio da Internet, uma das regiões que possui a maior diversidade ecológica e cultural do planeta Terra.

Abaixo você confere o vídeo divulgado pelo Google que mostra o processo de produção das imagens.



Fonte: Notícia produzida por mim para o site Adrenaline.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário