Em setembro de 2008 por causa de superaquecimento o acelerador de partículas foi fechado. Após todo este tempo e mais de 30 milhões de dólares investidos para o conserto da máquina, cientistas anunciaram ter conseguido nesta terça-feira dia 30/03 às 8h06min, no horário de Brasília a colisão entre prótons. Pela primeira vez na história da humanidade físicos conseguiram recriar as condições da origem do Universo.
“Muitas pessoas esperaram muito tempo por este momento, mas sua paciência e dedicação está começando a render dividendos" Comemorou Rolf Heuer, diretor-geral da Organização Europeia para Pesquisa Nuclear. As colisões múltiplas a uma energia recorde (7 TeV, ou 7 trilhões de eletronvolts) criam "Big Bangs em miniatura", produzindo dados que milhares de cientistas passarão anos futuros analisando.
Acelerar prótons a 7 trilhões de eletronvolts significa que eles correm a 99,99% a velocidade da luz (cerca de 300 mil km por segundo), ou 11 mil voltas por segundo no megatúnel de 27 km.
O primeiro e mais importante passo já foi dado. Por meio de metodos cientificos é possível recriar as condições em que o universo se originou.
Assista à reportagem:
Fonte: http://www.ets-e-ovnis.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário