sábado, 8 de dezembro de 2012

Google Street View mostra interior de prédios afetados por terremoto no Japão

O Google Street View permite, agora, visualizar as imagens internas e externas de prédios atingidos pelo terremoto que atingiu o Japão em março de 2011. Através das imagens, que pertencem ao projeto “Memórias para o futuro”, é possível “caminhar” pelos edifícios e mudar de andares para visualizar com maior precisão os estragos. Ao todo, foram fotografados mais de 30 prédios. O trabalho foi feito em conjunto com quatro governos municipais da região de Tohoku.



De acordo com a gigante da internet, o projeto liberado ontem (06) surgiu em boa hora, pois houve um debate intenso na região sobre o futuro dessas construções. Enquanto uns defendiam que os prédios fossem mantidos, para lembrar do terremoto, outros queriam que fossem demolidos, para facilitar a cura de “feridas emocionais”. Após consulta aos japoneses, o governo decidiu demolir os prédios.


A Google pretende continuar com o projeto no país e, nas próximas semanas, irá registrar construções de duas cidades da região de Iwate e cinco em Miyagi até o final do ano. A companhia acredita que o projeto “é uma forma de pagar tributos tanto para a tragédia, quanto para os esforços na reconstrução”.

Mais informações e imagens no Blog da Google.

Fonte: Notícia produzida por mim para o site Adrenaline.com

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Jô entrevista Regina Bittar, a responsável pela voz do Google Tradutor

O Jô Soares entrevistou no dia 16 de março desse ano a Regina Bittar, que é a responsável pela voz do idioma Português no Google Tradutor. Eu jurava que aquelas vozes fossem feitas pelo computador, mas ao que parece, não é não. Acompanhe a entrevista.



Fonte: Não Salvo

sábado, 7 de abril de 2012

Divulgadas imagens até então inéditas do Projeto Gemini, a segunda exploração espacial da NASA

A NASA e a Universidade do Estado do Arizona lançaram o "Arquivo Digital Online do Projeto Gemini", que possui imagens em alta resolução do segundo programa espacial da NASA antecedido pelo Projeto Mercury e sucedido pelo Projeto Apollo, o que levou o primeiro homem à Lua em 1969. A galeria possui imagens das 10 missões tripuladas realizadas pelo programa. Através dessas missões foram feitas diversas pesquisas sobre o comportamento dos tripulantes e das máquinas no espaço, como manobras de acoplamento em órbita terrestre e atividades extra-veiculares. Confira algumas imagens abaixo.

 



Para visualizar mais imagens, acessse o site da galeria.

Além do Projeto Gemini, as imagens das missões do Mercury e do Apollo, também estão disponíveis. Para acessar as fotos do primeiro programa, clique aqui, e para visualizar as imagens da missão que levou o primeiro homem à Lua, aqui.

Fonte: Wired Science

Pesquisadores de Jerusalém desenvolvem o que pode ser a nova arma contra o câncer de próstata e pâncreas

A empresa farmacêutica israelense Titan Israel Pharma está testando um composto desenvolvido pela Universidade Hebraica de Jerusalém que bloqueia o fornecimento de sangue a células cancerígenas em tumores da próstata e do pâncreas. Chamado TL-118, o composto avançado se mostrou eficaz para combater tumores de pâncreas, considerados muito resistentes, em camundongos e depois em cerca de 100 voluntários.

O diretor clínico Dan Goldstaub explica que a empresa utiliza uma nova abordagem sobre o crescimento dos tumores.  Por meio de um processo anormal chamado angiogênese, os tumores “recrutam” vasos sanguíneos de tecidos vizinhos. A terapia anti-angiogênese destina-se a quebrar esse processo por meio da interrupção do fornecimento de sangue.

“Teoricamente, podemos tratar todos os tumores sólidos dessa maneira”, diz Goldstaub. “No entanto, alguns tumores são mais suscetíveis à inibição da angiogênese e cada tumor usa diferentes mecanismos de angiogênese”.

Vários desenvolvedores de outras drogas criaram agentes anti-angiogênese, mas a abordagem da Titan é mais agressiva. “Nosso produto inibe quatro vias diferentes; então, mesmo que consigamos inibição leve em cada via, o efeito cumulativo é mais amplo”, diz Goldstaub.

Fonte: Israel21c.org

sexta-feira, 23 de março de 2012

Navegue pela Bacia Amazônica através do Google Street View


Depois de 'viajar' pelas cavernas e fundo do mar, o Google Street View leva você para desfrutar das belas paisagens da região do Rio Negro, na Amazônia. O projeto é uma parceria realizada entre o Google e a Fundação Amazonas Sustentável (FAS), e a coleta de imagens foi autorizada individualmente por cada morador das localidades onde as equipes passaram e pelo Centro Estadual de Unidades de Conservação (CEUC), vinculado à Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (SDS) parceiro do projeto e responsável pela gestão da reserva.

Tributary of the Rio Negro - View Larger Map



“A exuberância desses locais, vista pela internet, pode chamar a atenção e despertar o interesse, principalmente dos brasileiros, para os desafios da conservação ambiental, o modo de vida das comunidades ribeirinhas e uma oportunidade interessante de turismo, o turismo de base comunitária, em que as pessoas podem vivenciar a realidade local da Amazônia. Realizamos esse tipo de projeto na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Rio Negro e percebemos como as pessoas saem surpresas. O brasileiro precisa conhecer mais a Amazônia”, afirma Virgílio Viana, superintendente geral da FAS.

Amazon Rainforest - View Larger Map

Diversas áreas da Bacia Amazônica são protegidas por lei, através do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), e possuem acesso restrito. É o caso da RDS Rio Negro, onde foram feitas as imagens, uma das 15 Unidades de Conservação do Estado do Amazonas onde a FAS está presente. As imagens, que compreendem a geografia do Rio Negro, alguns dos seus afluentes, partes das trilhas das florestas e das comunidades ribeirinhas locais, poderão ser acessadas no Google Maps Street View por pessoas de qualquer lugar do mundo que, além disso, terão a oportunidade de conhecer, por meio da Internet, uma das regiões que possui a maior diversidade ecológica e cultural do planeta Terra.

Abaixo você confere o vídeo divulgado pelo Google que mostra o processo de produção das imagens.



Fonte: Notícia produzida por mim para o site Adrenaline.com

terça-feira, 20 de março de 2012

Tecnologia que substitui cadeira de rodas oferece maior autonomia ao deficiente físico


Notícia originalmente produzida por mim para o Adrenaline.com.br

Pesquisadores da Turquia desenvolveram um dispositivo capaz de trazer maior mobilidade e autonomia aos movimentos dos deficientes físicos e, quem sabe, futuramente, tornar obsoleta a cadeira de rodas. Trata-se do Dispositivo Tek de Mobilidade Robótica, que também permite que a pessoa permaneça em pé, o que é importante para manter as funções básicas de saúde para quem possui lesão na medula espinhal.

Com o dispositivo, o deficiente físico Yusuf Adturkoglu, que perdeu os movimentos da cintura pra baixo após cair de um cavalo há 5 anos, executa atividades sem a ajuda de ninguém. Através de um controle remoto, ele “chama” o Tek para perto da cama e a entrada pela traseira do aparelho facilita a acomodação de Yusuf que vai ao banheiro, ao supermercado, pode sentar em bancos, agachar e levantar com maior autonomia.

Claro que muitos dos problemas que cadeirantes possuem com acessibilidade, os usuários do dispositivo Tek também terão, porém, essa nova tecnologia, além de ajudar na saúde do deficiente, também o torna menos dependente. Confira abaixo a demonstração do Dispositivo Tek de Mobilidade Robótica que está em fase de testes nas clínicas da Turquia e será fabricado em 5 tamanhos.



É muito bacana ver a tecnologia sendo utilizada para trazer benefícios sociais.

domingo, 4 de março de 2012

Publicidade do Rio de Janeiro contra a homofobia

Parabéns ao governo do estado do Rio de Janeiro. É um bom exemplo.

Unami é o quinto gosto do paladar humano


Muitos pensam que o paladar humano reconhece apenas quatro gostos básicos: doce, salgado, azedo e amargo. O que poucos sabem é que, no início do século 20, um pesquisador japonês chamado Kikunae Ikeda descobriu um quinto gosto, algo peculiar, diferente dos conhecidos até então.

Batizado de Umami, que em português poderia ser traduzido como "saboroso" ou "delicioso", o quinto gosto só foi reconhecido várias décadas depois. No ano 2000, cientistas da Universidade de Miami, liderados pela pesquisadora Nipura Chaudhari, confirmaram a presença de um receptor específico para o Umami na língua, chamado mGluR4.

Disgusting. Imagem: Fazendeiro de Minas Gerais. Brincs. Google.

Mas quais os alimentos que proporcional o quinto gosto?


Algumas substâncias são responsáveis por proporcionar o Umami. O principal representante é o aminoácido ácido glutâmico, presente naturalmente, sobretudo, em alimentos de origem animal, como queijos e carnes. Mas outras substâncias, como os nucleotídeos inosinato e guanilato, presentes em alimentos de diversas origens, principalmente carnes, vegetais e fungos, também reproduzem o quinto gosto.

Imagem: Reprodução/Central da Nutrição
Hellen Maluly, professora de bromatologia e toxicologia de alimentos da Faculdade Oswaldo Cruz, explica que é difícil descrever o Umami. "Duas características principais diferenciam o Umami dos demais: o aumento da salivação e o prolongamento do gosto, por cerca de alguns minutos, após a ingestão do alimento", esclarece a professora.

Segundo Hellen, o queijo parmesão, alimento com maior concentração de substância Umami, é um ótimo exemplo para tentar entender o quinto gosto. "Após a ingestão do queijo parmesão, sentimos um gosto que permanece na superfície da língua por alguns minutos, após a eliminação do gosto salgado. De uma maneira genérica, este é o gosto Umami", ilustra a especialista.

Fonte: Portal Unami

Google Street View chega às cavernas e ao fundo do mar


O Google Street View agora chegou também às cavernas e ao fundo do mar. A versão submarina é a “Catlin SeaView Survey”, resultado de uma parceria entre o Google e a Universidade de Queensland, da Austrália. Através do SeaView é possível ver imagens da Barreira de Corais australiana, a maior formação natural de corais do planeta. A parceria tem o intuito de pesquisar o comportamento migratório de algumas espécies, como tubarão-tigre, tartarugas-verdes, e raias-diabos e também realizar uma espécie de diagnóstico do estado de saúde dos corais.

Imagem: Reprodução/SeaView

Já no Japão, o Street View mostra imagens da mina subterrânea Okubo-mabu e da caverna Akiyoshi-do. A equipe do Google levou equipes de fotografia até os locais para obterem imagens 360º que dão a impressão de estar andando pelos túneis subterrâneos. Confira.

Gruta de Akiyoshy, famosa pelas formações de calcário. Imagem: Reprodução Google Street View




Mina subterrânea Okubo-mabu, que tem vários túneis e passagens rodeadas por vegetação. Imagem: Reprodução Google Street View



quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Casal é morto por excluir mulher do Facebook

Notícia originalmente produzida por mim para o adrenaline.com.br


O casal Billy Payne Jr. e Billie Jean Hayworth, do estado de Tennessee, nos EUA, foi assassinado no dia 31 de janeiro por terem excluído Jenelle Potter, de 30 anos, do Facebook. O crime foi cometido pelo pai da mulher, Marvin Potter, de 60 anos, que ficou ‘chateado’ com o acontecido e decidiu invadir a casa do casal em Mountain City e efetuar disparos contra os dois. Segundo as autoridades, as vítimas haviam denunciado Jenelle Potter à polícia por assédio após terem excluído a moça da rede social.

Os envolvidos no crime. Jamie Curd à esquerda e Marvin Potter à direita.

O parceiro da filha de Marvin Potter, Jamie Curd, de 38 anos, também participou do crime. Potter e Curd estão presos e devem pagar fiança de US$200.000,00 e US$1,5 milhão, respectivamente, para serem liberados.

O corpo do casal foi encontrado por um ex-vizinho por volta de cinco horas depois do assassinato. A filha do casal, de 8 meses, estava sendo segurada pela mãe e não possuía nenhum ferimento.

O casal, Billy Paine Jr (36). e Billie Jean Hayworth (23) e a filha de 8 meses.

As autoridades disseram que Jenelle Potter já esteve envolvida em outros dois casos em que acreditou estar sendo desprezada por alguém.

Se a moda pega...

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Você sabia que a Terra está ficando cada vez mais leve?

Apesar das 40.000 toneladas que a Terra recebe de poeira espacial a cada ano, no mesmo período a massa do Planeta está ficando cerca de 50.000 toneladas menor. O número é alto, mas a porcentagem é insignificante e corresponde a cerca de 0,000000000000001% de toda a massa da Terra. A principal causa da perda é a liberação de 95.000 toneladas de hidrogênio e 1.600 toneladas de gás hélio do Planeta todo ano. A constatação foi feita pelos físicos Chris Smith e Dave Ansel, da Universidade de Cambridge, nos Estados Unidos.



Outro fator que contribui para a diminuição da massa é a perda de energia do núcleo da Terra que funciona como um reator nuclear gigante que queima combustível. Menos energia significa menos massa, que gera uma perda de 16 toneladas por ano. Não muito.

Além da poeira espacial composta por restos da formação do sistema solar, que são atraídas pela gravidade e acrescentam à massa do nosso Planeta as 40.000 toneladas citadas acima, a Nasa diz que a Terra ganha cerca de 160 toneladas de matéria por ano por causa do aumento da temperatura global. O aumento na temperatura é caracterizado como ganho de energia e eles dizem que “se estamos adicionando energia ao sistema, a massa deve aumentar”.

O que não causa efeito algum na massa da Terra é o número de pessoas e construções. Humanos e materiais usados em construções são matérias que já existem no Planeta e que são apenas transformadas.

Fonte: Gizmodo

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

A cidade-fantasma do século XXI no país mais populoso do Mundo


China, o país mais populoso do mundo, com mais de 1,3 bilhão de pessoas, abriga uma cidade denominada “cidade-fantasma” do século XXI. Localizada no deserto de Ordos, na Móngólia Interior, o distrito de Kangbashi possui ruas largas, belos prédios, casas confortáveis, centros comerciais, praças amplas e até um museu de arte em formato futurista. Planejada para abrigar 1 milhão de habitantes, a cidade começou a ser construída em 2004 e em 5 anos foi concluída, custando ao governo da República Popular da China, cerca de US$161 bilhões.

O trânsito só não é pior que o da Lagoa da Conceição no verão.

Dia de muito movimento na cidade.
A região de Ordos foi escolhida pelo governo chinês para a instalação da cidade pois é uma das mais prósperas do país. Dona de 1/6 das reservas de carvão da China, vem se desenvolvendo com a forte demanda de energia termoelétrica. Graças a isso, estima-se que nos próximo dois anos Ordos assuma a liderança na renda per capita – que já é maior do que a da capital Beijing e Xangai -, tornando-se a região mais rica do país.

Mongólia Interior em laranja e a região de Ordos em vermelho.

Mineiros suados saindo da mina de carvão.

Além da infraestrutura de primeiro mundo, por se tratar de uma região que sofria com a escassez de água, foram construídos três grandes reservatórios híbridos para sustentar o desenvolvimento de Kangbashi.

Um dos reservatórios. A região desértica sempre teve problemas de abastecimento de água.

Tudo pronto, agora só faltavam os habitantes. Porém, o alto preço do metro quadrado e o medo do fracasso do empreendimento fizeram com que a ocupação não ocorresse como o programado pelo governo. Do 1 milhão de habitantes esperados, há apenas 30.000 pessoas morando atualmente no distrito e a maioria são funcionários da administração pública. Embora seja um número não muito baixo, a ocupação é considerada pífia e por isso não há escolas nem hospitais em funcionamento. Internet banda larga, nem pensar, o que limita ainda mais a ocupação. É um ciclo vicioso.

Abaixo, você confere uma reportagem realizada pelo bloomberg em Kangbashi e mais fotos da cidade-fantasma do século XXI.



Kangbashi vista de cima. Foto: DigitalGlobe


Trânsito tumultuado é policial cansado e saturado. E o pior é que não tem Cow Parade na China.

O tal Museu de Arte futurístico. Só se for em 2004.

Uma construção estilosinha.

O redondo de Kangbashi.

Casinhas bonitinhas. Morava aí fácil.

Uma das poucas indivíduas que foi visitar o Centro Comercial da cidade. Só faltam as lojas.

Foto simetricamente bem tirada.

Monumento na praça central.

Biblioteca.

Casas da Cohab. Brincs.

Essa não foi tão bem tirada quanto a outra.


Vendedor de picolé. Só pode ser uma miragem no deserto.

O segundo redondo de Kangbashi. (Escrevi tudo isso e ainda paro pra pensar em como se escreve o nome da cidade)
Cidade bonitinha, né? Pena que é só mais uma "obsessão-capitalista" chinesa, caracterizada por investimentos governamentais gigantescos, que não deu certo.

Fonte: China Daily

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Essa versão do "Ai se eu te pego" tá permitida

Eu não gosto muito do Michel Teló. Não porque tá na boca de todo mundo, é porque não gosto mesmo. Mas esse vídeo feito com a piadinha sem graça do Evaristo no Jornal Hoje ficou muito bom. Auto-tune, quando bem feito, fica muito bom! Esse foi mais um que me fez morrer de rir loucamente.



Caso você não tenha visto o vídeo original da piadinha que provocou vergonha alheia na nação, porém não me fez perder o amor pelo casal que apresenta o Jornal Hoje, disponho ele ali embaixo.

Brincando no Street View


Hoje durante o trabalho, quando fazia a famosa checagem de 15 em 15 minutos do Facebook, vi isso que me fez ter um troço de tanto rir. Eu já tinha visto muita coisa legal/engraçada no Street View da Google, como esses tumblrs aqui http://streetviu.tumblr.com/http://porragooglestreetviewbr.tumblr.com/. Mas o que vi hoje foi a melhor coisa do dia. Acesse o link do Google Maps abaixo e siga as instruções. Depois, comente, ria, ou ache que sou louco por achar isso MUITO engraçado.

Clique Aqui para acessar o Google Maps

‎- Olhe para a mulher e dê um passo a frente (clicando na seta no chão);
- Agora olhe para a esquerda;
- Depois dê mais um passo e olhe pra trás.

Caso não tenha dado certo, apenas olhe pra mulher e depois clique em cima dela. Mas só faça isso se as instruções acima não foram claras, porque pelo jeito que tentei mostrar lá, fica mais engraçado.