quarta-feira, 31 de março de 2010

O alfabeto mais geek do Mundo.

Longe vão os tempos em que as crianças aprendiam o alfabeto com a Rua Sésamo. O ilustrador Neil Cameron criou uma alternativa muito mais a ver com os gostos de qualquer geek que se preze!!
O projeto A to Z Awesomeness partiu da ideia de deixar os seus seguidores no Twitter e Facebook darem as sugestões sobre o que cada letra poderia representar, e Neil fez a respectiva ilustração.
O resultado? Bom, preparem-se…






























Big Bang é recriado no LHC

Em setembro de 2008 por causa de superaquecimento o acelerador de partículas foi fechado. Após todo este tempo e mais de 30 milhões de dólares investidos para o conserto da máquina, cientistas anunciaram ter conseguido nesta terça-feira dia 30/03 às 8h06min, no horário de Brasília a colisão entre prótons. Pela primeira vez na história da humanidade físicos conseguiram recriar as condições da origem do Universo.

“Muitas pessoas esperaram muito tempo por este momento, mas sua paciência e dedicação está começando a render dividendos" Comemorou Rolf Heuer, diretor-geral da Organização Europeia para Pesquisa Nuclear. As colisões múltiplas a uma energia recorde (7 TeV, ou 7 trilhões de eletronvolts) criam "Big Bangs em miniatura", produzindo dados que milhares de cientistas passarão anos futuros analisando.

Acelerar prótons a 7 trilhões de eletronvolts significa que eles correm a 99,99% a velocidade da luz (cerca de 300 mil km por segundo), ou 11 mil voltas por segundo no megatúnel de 27 km.

O primeiro e mais importante passo já foi dado. Por meio de metodos cientificos é possível recriar as condições em que o universo se originou.

Assista à reportagem:



Bebê chinês nasce com rabo que continuava crescendo

Um menino deixou os médicos perplexos na China, pois ele nasceu com uma cauda, que atingiu 10cm de comprimento. A família disse que sua cauda era do tamanho de um dedo mínimo quando ele nasceu, mas começou a crescer, segundo o jornal mirror.co.uk.

bebê com rabo

Os cirurgiões removeram o rabo durante uma operação de duas horas, e disseram que a cauda era um lipoma intramedular, que crescia com a idade.
Um cirurgião disse: "É melhor cortá-lo o mais cedo possível, caso contrário irá oprimir os nervos da coluna, dificultando o desenvolvimento da inteligência e deixando o paciente incontinente."

quarta-feira, 24 de março de 2010

Imagens bíblicas através do Google Earth

Um grupo de artistas australianos denominado The Glue Society apresentou um projeto que vai certamente ser polêmico. O trabalho consiste em elaborar um conjunto de imagens digitais que tentam representar uma série de episódios bíblicos da mesma forma que seria visto através de um satélite, como o Google Earth.


Abaixo, podemos ver Moisés cruzando o Mar Vermelho, Imagem da crucificação e a Arca de Noé após o dilúvio, respectivamente.













 




















 Fonte: http://girouniversal.wordpress.com

terça-feira, 23 de março de 2010

As 10 mulheres mais poderosas da história.

10- Leonor da Aquitânia



Leonor da Aquitânia nasceu em 1122 e morreu em 1204. Foi Duquesa da Aquitânia e da Gasconha, Condessa de Poitiers e rainha consorte de França e Inglaterra. Era a filha mais velha de Guilherme X, o Santo, a quem sucedeu em 1137, e de Leonor de Châtellerault. A sua fortuna pessoal e o seu apurado sentido político fizeram-na uma das mulheres mais poderosas e influentes da Idade Média.

Leonor nasceu na corte mais literata e culta do seu tempo. Era fluente em cerca de oito línguas, aprendeu matemática e astronomia e discutia leis e filosofia a par com os doutores da Igreja. Esta educação, excepcional por ser mulher em uma época em que a maior parte dos governantes eram analfabetos, permitiu-lhe desenvolver espírito crítico e sagacidade política.

9- Hatshepsut



Hatshepsut foi uma esposa real, regente e faraó do Antigo Egito. Viveu no começo do século XV a.C, pertencendo à 18ª Dinastia do Novo Império. Nasceu em Tebas, era a filha mais velha do rei Tutmés I e da rainha Ahmose. O seu reinado, de cerca de vinte e dois anos, correspondeu a uma era de prosperidade econômica.

O governo de Hatshepsut é habitualmente apresentado como correspondendo a uma era de paz, mas esta imagem tem sido relativizada por alguns investigadores. Pelo menos duas campanhas militares foram conduzidas durante o seu reinado, uma das quais à Núbia, a qual talvez tenha sido liderada pela própria Hatshepsut.

8- Maria Teresa da Áustria



Maria Teresa de Áustria nasceu em 1717 e morreu em 1780. Foi a primeira e única mulher a chefiar a Casa de Habsburgo, arquiduquesa da Áustria, rainha da Hungria e da Boêmia. Foi a filha mais velha de Carlos III. Tornou-se a Sacra Imperadora Romano-Germânica quando seu marido foi eleito Sacro Imperador. É considerada um dos "déspotas esclarecidos".

Chefiou um dos Estados mais importantes de seu tempo, governando grande parte da Europa Central. No seu governo, reformou os impostos de maneira a garantir uma renda anual constante para financiar o governo e as forças armadas. Criou uma suprema corte com a função de distribuir justiça e estabeleceu academias militar e de ciências da engenharia. Suas reformas fortaleceram a economia.

7- Imperatriz Teodora



Teodora nasceu em 500 e morreu em 548. Foi imperatriz do Império Bizantino e esposa do imperador Justiniano I. Junto com o marido, ela é santa da Igreja Católica Ortodoxa. Com sua ascensão ao trono imperial, Justiniano a fez imperatriz consorte e, aparentemente, a tornou parceira efetiva no exercício do poder.

Com vontade férrea, ela mostrou um notável talento para governar. Na Revolta de Nika, de 532, o povo protestava contra o aumento de impostos. Temendo a reação da população, Justiniano pensou em fugir. Porém, o conselho e capacidade de liderança de Teodora provocou o fim do motim e salvou o império. Ela convenceu Justiniano a usar os impostos para pagar a reconstrução de igrejas, o que o fez querido pelo povo.

6- Imperatriz Wu Zetian



Wu Zetian nasceu em 625 e morreu em 705. Foi a primeira mulher na história da China que ocupou o trono imperial. Embora outras mulheres tenham tido influência sobre o poder, com posição de imperatrizes consortes ou regentes, a Imperatriz Wu foi a única que reinou como soberana, chegando a proclamar a sua própria dinastia.

Uma mulher pretender ocupar o posto de Huángdì (Imperatriz) foi motivo de escândalo para muitos dos intelectuais da época, que viam na subida ao trono de uma mulher uma violação das normas do confucionismo. A Imperatriz Wu Zetian tentou calar estas críticas mediante o patrocínio do budismo, promovendo interpretações da doutrina budista que davam legitimidade ao seu reinado.

5- Isabel I de Castela



Isabel I nasceu em 1451 e morreu em 1504. Foi casada com Fernando, rei da Sicília e herdeiro de Aragão. Por morte de seu meio-irmão, o rei Henrique IV, foi proclamada rainha de Castela. No fim da Reconquista, com a tomada de Granada, a rainha mostrou grande firmeza no governo, tentou converter ao catolicismo os muçulmanos e apoiou Cristóvão Colombo na sua expedição ao Novo Mundo.
Após a descoberta de Colombo, a rainha se interessou pelo bem estar dos americanos nativos. Ordenou que os nativos fossem bem tratados nos territórios controlados pelos espanhóis. Seu legado também tem um lado mais obscuro: favoreceu a inquisição espanhola e foi responsável pela expulsão dos judeus da Espanha, em 1492.

4- Elisabete I da Inglaterra



Elisabete I nasceu em 1533 e morreu em 1603. Foi Rainha da Inglaterra e da Irlanda, desde 1558 até à sua morte. Também ficou conhecida pelos nomes de A Rainha Virgem, Gloriana e Boa Rainha Bess. Seu reinado é conhecido por Era Dourada. Foi um período de ascensão, marcado pelos primeiros passos na fundação daquilo que seria o Império Britânico, e pela produção artística crescente.

Durante seu reinado, a Inglaterra obteve grandes vitórias militares e evitou uma invasão espanhola. Também conseguiu impedir a deflagração de uma guerra religiosa ou civil no solo inglês. Era considerada defensora dos protestantes. Alguns historiadores a criticam por ter apoiado o tráfico de escravos na Inglaterra.

3- Imperatriz Tseu-Hi



Tseu-Hi nasceu em 1835 e morreu em 1908. Foi imperatriz e regente da China. Seu poder é considerado maior do que a imperatriz Wu Zetian. Ela foi uma líder ambiciosa e conservadora. Se opôs à influência estrangeira e favoreceu a rebelião dos Boxers, em 1900.

Seu governo foi marcado por uma grande crise interna. Enfrentou a Segunda Guerra do Ópio e sufocou a Rebelião Taiping, em um dos conflitos mais sangrentos da História. Sentia um grande ódio pela cultura ocidental, se opondo a qualquer tentativa de reformas políticas e culturais. Ironicamente, no fim de sua vida, mudou de opinião, defendendo a modernização da China.

2- Catarina II da Rússia



Catarina II da Rússia, também conhecida como Catarina, A Grande, nasceu em 1729 e morreu em 1796. Foi uma imperatriz e déspota russa. Sob seu governo, o Império Russo expandiu-se, melhorou sua administração e continuou a modernizar-se. O reinado de Catarina revitalizou a Rússia, que cresceu com ainda mais força e tornou-se conhecida como uma das maiores potências européias.
Os seus sucessos dentro da complexa política externa e as suas represálias por vezes brutais em resposta aos movimentos revolucionários andavam de mãos dadas com sua caótica vida privada. Ela causava escândalo frequentemente, devido aos inúmeros amantes que tinha. A estes, elevava o cargo no auge da paixão, e mandava-os para longe quando a paixão se apagava.

1- Rainha Vitória



Vitória I nasceu em 1819 e morreu em 1901. Foi rainha do Reino Unido, de 1837 até a morte, sucedendo ao tio, o rei Guilherme IV. O reinado de Vitória foi o mais longo da História do Reino Unido e ficou conhecido como a Era Vitoriana. Este período foi marcado pela revolução Industrial e por grandes mudanças a nível econômico, político, cultural e social.

Seu império englobava os seis continentes, controlando regiões como Austrália, Índia, Nova Zelândia, Nigéria, África do Sul e Sudão. Geograficamente, o Império Britânico foi o maior império colonial do séc. XIX e o maior da História. Governou, aproximadamente, 480 milhões de pessoas durante seu reinado.


Fonte: http://historiadigital.org

segunda-feira, 22 de março de 2010

Cidade esquisita e interessante

Já pensou em uma cidade que fosse construída literalmente entre pedras e cavernas? Veja as fotos abaixo dessas construções que aproveitam o relevo de forma digamos, esquisita e curiosa.

Os geólogos dizem que o terreno está perfeitamente consolidado

Pelo menos não tem goteira né?

Olha só que charme!

 Essas janelas não têm uma vista muito bonita!

Será que só tem janelas na parte na frente das casas?

Parece mentira não é? Essa cidade fica na Espanha mais precisamente na região da Andaluzia, e se chama Setenil de las Bodegas.

Fonte: http://kultura-inutil.blogspot.com