terça-feira, 17 de novembro de 2009

Hitler e os nazistas tentaram roubar Natal na Alemanha

Sem presépios, Jesus Cristo ou qualquer referência cristã - esse seria o Natal perfeito para os líderes nazistas. E foi justamente isso que eles tentaram fazer enquanto exerceram o poder na Alemanha. Nos tempos de Terceiro Reich, os tradicionais motivos natalinos eram substiuídos por objetos com forma de suástica e papeis de presente decorados com símbolos nazistas.

Esse tempo parece ter sido deixado para trás, mas uma exposição na cidade alemã de Colônia mostra que algumas dessas alterações ainda estão presentes nas celebrações de fim de ano no país. Uma delas foi feita na música Unto Us a Time Has Come, que trata do Natal como um celebração do inverno e de luzes, sem fazer nenhuma menção aos símbolos cristãos que pertencem à sua versão original e envolvem a data.
A música foi reescrita sob a supervisão de Alfred Rosenberg e Heinrich Himmler, que ordenaram que as estrofes que falavam de Jesus Cristo fossem substituídas por versos sobre campos cobertos de neve. "Eu sempre pensei que Unto Us a Time Has Come era uma uma música que falava sobre vagar pela neve do inverno", disse um visitante da exposição ao jornal britânico The Times. "Eu nunca percebi que Cristo tinha sido excluído". 
O principal objetivo dos nazistas era transformar o Natal em uma festa pagã, enfraquecendo o poder emocional que a Igreja exercia na população. "A mais importante celebração do calendário não estava de acordo com o credo racista dos nazistas, então eles removeram os elementos cristãos" afirmou Judith Breuer, que ajudou sua mãe, Rita, a organizar a exposição.